A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (17) a Operação Cativeiro Invisível, para aprofundar investigações sobre denúncias de abusos e exploração de indígenas da terra Lagoa Comprida, localizada no município de Jenipapo dos Vieiras, no Maranhão.
Segundo denúncia anônima, comerciantes locais estariam retendo, indevidamente, cartões de benefícios sociais e previdenciários dos indígenas como garantia de pagamento de dívidas. Esses débitos seriam oriundos de mercadorias vendidas a preços abusivos e de empréstimos realizados a juros elevados. Além disso, os suspeitos teriam feito empréstimos em nome das vítimas junto a instituições financeiras.
Durante as diligências, um dos alvos foi flagrado na posse de cartões pertencentes aos indígenas. Os documentos foram apreendidos pela Polícia Federal e devolvidos aos titulares. No decorrer das buscas, também foram encontrados outros cartões de benefícios, documentos de identidade, armas de fogo e munições. Dois indivíduos foram presos em flagrante por posse ilegal de armas.
Os envolvidos podem responder por crimes como apropriação indébita, extorsão, ou retenção de cartões magnéticos de contas bancárias vinculadas a benefícios sociais.
A Polícia Federal segue com as investigações.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Ariane Póvoa