Já está em operação no Rio de Janeiro o Centro de Cooperação Policial Internacional para a 17ª Reunião de Cúpula do BRICS. O centro foi ativado no dia 1º e vai funcionar até o fim do evento, que ocorre nos dias 6 e 7 de julho.
Coordenado pela Polícia Federal (PF), o centro tem sede na Superintendência Regional da PF no estado. Participam oficiais da Espanha, Argentina, Uruguai, Bolívia, Chile, Peru, Paraguai, Nigéria, Emirados Árabes Unidos e China, além de representantes da Polícia Civil do Rio de Janeiro.
O objetivo é garantir a segurança de chefes de Estado e demais participantes. Para isso, as equipes trocam informações e articulam ações conjuntas entre forças de segurança brasileiras e estrangeiras.
A estrutura segue modelo já usado pela Polícia Federal em grandes eventos, como a Copa do Mundo de 2014, os Jogos Olímpicos de 2016 e, mais recentemente, no Encontro do G20 em 2024.
Como parte da preparação, a PF realizou varreduras na Marina da Glória e em hotéis localizados na Zona Sul. As ações fazem parte do protocolo de segurança adotado pela PF para grandes eventos, com foco na prevenção e na proteção das delegações estrangeiras.
O BRICS é um grupo de articulação internacional formado por 11 países que, juntos, representam 39% do PIB global e quase metade da população mundial.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Dilson Santa Fé