O Ministério da Previdência Social anunciou, nesta sexta-feira (24), medidas para proteger os segurados que dependem de perícia médica durante a greve parcial dos peritos. A partir de segunda-feira, dia 27, todas as perícias agendadas com médicos que aderiram ao movimento serão automaticamente reagendadas para outro perito em atividade. Os segurados receberão a nova data e horário pelo aplicativo Meu INSS ou pela Central 135.
Segundo o ministério, cerca de 10% dos peritos estão em greve desde setembro de 2024, atendendo um número reduzido de perícias, o que tem prejudicado os segurados. O governo decidiu suspender as agendas dos grevistas e promover o desconto integral dos salários enquanto permanecerem fora de atividade.
A paralisação foi motivada por discordâncias sobre a decisão do Tribunal de Contas da União (TCU), que declarou ilegal um acordo de greve de 2022 que reduzia em 40% a produtividade da categoria. Para atender à determinação do TCU, o governo criou um novo Programa de Gestão e Desempenho, já aceito por 90% dos peritos, e que aumentou a produtividade.
Com supervisão de Ana Gabriella Sales, da Agência Rádio Gov, em Brasília, Estefania Lima.