De 28 de agosto a 8 de setembro, Paris volta a receber a emoção do esporte mundial com os Jogos Paralímpicos. O Brasil conta com 280 atletas de 20 modalidades, a segunda maior delegação da história da participação brasileira.
Mais de 97% dos atletas desta edição recebem o Bolsa Atleta, programa de patrocínio do Governo Federal. E pela primeira vez os contemplados incluem atletas-guia, aqueles que correm ao lado dos competidores com deficiência visual no atletismo. A novidade passou a valer em dezembro de 2023, após a aprovação da Lei Geral do Esporte, com a publicação do primeiro edital do programa voltado para estes profissionais.
Depois do atletismo, que já trouxe 170 medalhas para o Brasil, a modalidade que acumula mais pódios em Jogos Paralímpicos é a natação. Até hoje foram 125 medalhas: 40 de ouro, 39 de prata e 46 de bronze.
Em terceiro lugar no número de medalhas nas 11 edições que o Brasil já participou vem o judô, com cinco ouros, nove pratas e 11 bronzes.
Os escolhidos como porta-bandeiras do Brasil na cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos, nesta quarta-feira (28), foram o nadador mineiro Gabriel Araújo e a paulista Beth Gomes, veterana no atletismo. Pela primeira vez a abertura da Paralimpíada é celebrada fora de um estádio, como aconteceu na Olimpíada.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Luciano Seixas.