A parceria entre o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e os Correios para recebimento do Atestmed resultou em mais de 65 mil atendimentos, no período de outubro de 2024 a março de 2025.
O serviço permite que segurados que precisam de afastamento do trabalho de até 180 dias façam o seu requerimento do benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) em uma das agências dos Correios no país.
Os beneficiários podem ainda apresentar documentos nos casos de cumprimento de exigência, que ocorre quando são identificadas pendências documentais.
De acordo com o governo federal, São Paulo lidera em atendimentos, seguido por Curitiba, Vitória, Maringá e Distrito Federal.
Atualmente, mais de 4 mil agências estão habilitadas para o serviço. Também é possível iniciar o processo pela Central 135. Neste caso, após a solicitação do cadastro pelo telefone, o beneficiário terá um prazo de cinco dias para apresentar a documentação obrigatória nas agências dos Correios, e finalizar o atendimento.
Acesse informações mais detalhadas em gov.br/previdência
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lucilly Araújo