O Programa Jovem Cientista da Pesca Artesanal, que incentiva a pesquisa sobre a pesca tradicional, prorrogou as inscrições para submissão de propostas no Pará até 14 de março de 2025. A iniciativa, realizada em parceria com a Secretaria Nacional da Pesca Artesanal e a Fundação Amazônia de Amparo à Estudos e Pesquisas, vai destinar R$ 610 mil para financiar 25 projetos, beneficiando cerca de 100 estudantes do ensino médio da rede pública.
Para participar, o estudante deve estar matriculado em uma escola pública do Pará e ter vínculo direto com a pesca, seja como pescador ou por meio de parentes com Registro de Pescador Profissional (RGP). Já os professores orientadores precisam ter vínculo com instituições científicas e título de mestre ou doutor.
De acordo com o Ministério da Pesca e Aquicultura, além de fomentar a pesquisa e fortalecer as comunidades pesqueiras, o programa busca reduzir a evasão escolar e valorizar a identidade cultural dos jovens pescadores. A iniciativa faz parte do Programa Povos da Pesca Artesanal e engloba temas como segurança alimentar, turismo comunitário e justiça climática.
Interessados podem acessar o edital completo no site oficial do ministério: gov.br/mpa.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lademir Filippin