Países aprovam declaração sobre solidariedade e sustentabilidade na redução de riscos de desastres
Evento do G20 na Cidade do Cabo destaca estratégias de adaptação climática e prepara pautas para a COP30, com foco em justiça social e proteção das comunidades vulneráveis.
13/10/2025
|
14:25
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

Representantes de diversos países aprovaram, nesta segunda-feira, 13 de outubro, Dia Internacional de Redução de Riscos de Desastres, uma declaração ministerial sobre solidariedade, igualdade e sustentabilidade na prevenção de desastres. O documento foi discutido no Grupo de Trabalho de Redução de Risco de Desastre do G20, durante evento realizado entre 8 e 13 de outubro na Cidade do Cabo, África do Sul.

O texto reforça a necessidade de estratégias sustentáveis e de baixo carbono para reduzir riscos e impactos de desastres naturais, incluindo as Soluções Baseadas na Natureza, que também ajudam a enfrentar desigualdade social, exclusão territorial e racismo ambiental.

A delegação brasileira, composta pelos ministérios das Cidades e da Integração e Desenvolvimento Regional, afirmou que o trabalho fortalece a coerência das pautas nacionais em fóruns internacionais. O país convida os membros do G20 a apoiar o Plano de Aceleração de Soluções, que será apresentado na COP30, em Belém, com foco na proteção das comunidades mais vulneráveis até 2028.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Claudimário Carvalho.