O Ministério da Justiça e Segurança Pública informa que a operação nacional, Caminhos Seguros, coordenada pelo órgão, resgatou, em um mês, 377 crianças e adolescentes vítimas de violência e abandono em todo o Brasil. Mais de 50 mil agentes de segurança participaram das ações em 982 municípios. No total, quase 3 mil adultos foram presos e 492 menores apreendidos por envolvimento nesses crimes.
A operação também fiscalizou 27 mil locais, abordou mais de 1 milhão de pessoas e atendeu quase 10 mil vítimas. Foram apreendidas 246 armas de fogo, quase 3 mil toneladas de drogas e mais de 200 mil materiais relacionados à pornografia infantil.
O investimento na operação foi de mais de R$ 4 milhões para ampliar o alcance das ações. De acordo com a Justiça, a operação também promoveu campanhas e atividades educativas para conscientizar a sociedade sobre os direitos dos jovens e a importância da denúncia.
O Ministério reforça que denúncias de violação de direitos podem ser feitas pelo Disque 100, pelo site do Ministério dos Direitos Humanos, em gov.br/mdh, ou pelo Telegram, buscando “direitoshumanosbrasil”.
Com supervisão de Claudimário Carvalho, da Agência Rádio Gov, em Brasília, Estefania Lima.