Nessa quinta-feira (15), Dia D da Operação Caminhos Seguros, o Ministério da Justiça e Segurança Pública divulgou o resultado preliminar das ações de combate a todos os tipos de violência contra crianças e adolescentes em todo o País.
As investigações resultaram na prisão de 472 adultos e na apreensão de 147 menores de 18 anos, além do resgate de 80 crianças e adolescentes. A divulgação do balanço é um marco da Campanha Nacional de Mobilização para o Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes.
A ação começou em 30 de abril e segue até 30 de maio. Mais de 45 mil agentes de segurança participam da operação em 421 municípios, que envolveu a fiscalização de mais de 8 mil locais e a abordagem de mais de 300 mil suspeitos.
A operação atendeu 2,2 mil vítimas e fiscalizou 170 mil veículos. Os policiais apreenderam 69 armas de fogo, mais de 29 toneladas de drogas e 152 materiais com alusão a pornografia infantojuvenil.
Para essa operação, o Ministério da Justiça vai investir mais de R$ 4 milhões em pagamento de diárias para reforçar o efetivo policial na execução e na ampliação do alcance das ações.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, José Carlos Andrade