Oito em cada 10 municípios brasileiros têm melhora na conectividade
Índice Brasileiro de Conectividade revela que a média nacional subiu entre 2024 e 2025
04/05/2026
|
10:50
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

Oito em cada 10 municípios brasileiros registraram melhora na conectividade no último ano, segundo o Índice Brasileiro de Conectividade (IBC). Dos 5.570 municípios analisados, 4.614 (82,8%) apresentaram avanço, enquanto 956 (17,2%) registraram recuo. Os dados foram divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A média nacional subiu de 52,4 em 2024 para 55,3 pontos em 2025. O Distrito Federal lidera o ranking entre os estados, seguido por Santa Catarina e São Paulo. No nível municipal, destacam-se cidades que são destinos turísticos e cidades com alto desenvolvimento urbano.

Segundo o governo, o avanço da conectividade está diretamente ligado à expansão da infraestrutura de telecomunicações no país, com destaque para o crescimento da fibra óptica e a ampliação do 5G.

O Índice Brasileiro de Conectividade avalia, em uma escala de 0 a 100, sete variáveis que incluem a densidade de banda larga fixa e móvel, a infraestrutura de fibra óptica, a cobertura de redes 5G.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Danielle Popov.