Novo Pronacampo: prazo para adesão é prorrogado até 30/11
Adesão é voluntária e deve ser feita pelas secretarias estaduais e municipais de educação no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle, o Simec. Para apoiar os gestores, o governo federal disponibilizou um Guia de Navegação com orientações passo a passo.
04/11/2025
|
10:30
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O Ministério da Educação prorrogou até o dia 30 de novembro o prazo para que estados e municípios façam a adesão ao Novo Pronacampo — a Política Nacional de Educação do Campo, das Águas e das Florestas.

A iniciativa busca fortalecer a oferta de educação para estudantes que vivem em áreas rurais, ribeirinhas e florestais, e, segundo o Ministério da Educação, garante acesso, permanência e qualidade de ensino.

A adesão é voluntária e deve ser feita pelas secretarias estaduais e municipais de educação no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle, o Simec. Para apoiar os gestores, o governo federal disponibilizou um Guia de Navegação com orientações passo a passo.

Desde o lançamento da política, a participação dos entes federados vem crescendo. De acordo com dados atualizados do Ministério da Educação, o Nordeste lidera com mais de 90% de adesão entre os municípios que possuem escolas do campo. O Acre já atingiu 100% de adesão. Outras regiões seguem avançando, como Norte, Sudeste, Sul e Centro-Oeste.

O Novo Pronacampo prevê ações para ampliar a infraestrutura escolar, fortalecer a formação de professores, garantir materiais pedagógicos específicos e organizar sistemas de avaliação da educação oferecida aos povos do campo, das águas e das florestas.

Gestores interessados podem acessar o Simec e realizar a adesão até 30 de novembro. Mais informações estão disponíveis em gov.br/mec.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lademir Fillipin