O Ministério das Comunicações aprovou as diretrizes para a implementação de um novo edital que vai conectar mais de 1200 escolas públicas do Norte e Nordeste do Brasil, regiões com os menores índices de conectividade. A ação faz parte do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). A iniciativa vai contar com um investimento de R$ 53 milhões. O valor tem origem no Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST).
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai ser o responsável pela seleção das empresas prestadoras de serviços de telecomunicações. A instituição financeira também vai acompanhar a instalação da infraestrutura nas escolas. O novo edital será lançado nos próximos meses. Vão ser beneficiadas instituições de ensino nos estados do Pará, Maranhão, Ceará, Pernambuco e Bahia.
O primeiro edital do programa BNDES FUST – Escolas Conectadas já está em andamento. Ao todo, R$ 60 milhões vão ser investidos para levar conectividade a 1500 escolas nas regiões Norte e Nordeste. Cerca de 500 mil alunos serão beneficiados.
Com supervisão de Ricardo Walter, da Agência Rádio Gov, em Brasília, Estefania Lima.