Começou a funcionar uma linha de crédito exclusiva para microempreendedores, com juros mais baixos. O ProCred 360 é voltado para MEIs e empresas com faturamento anual de até R$ 360 mil. Os empreendedores podem pegar empréstimos de até 30% do faturamento do ano anterior. Para empresas lideradas por mulheres, o limite é de 50% do faturamento do ano anterior. Os empréstimos poderão ser pagos em até 60 meses.
No ProCred 360, a taxa de juros será a Selic, mais 5% ao ano, o que dá pouco mais de 1% ao mês, menos da metade do que as taxas praticadas atualmente pelas instituições financeiras.
A iniciativa faz parte do Acredita, lançado em abril pelo governo federal, por meio dos ministérios da Fazenda, do Empreendedorismo e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.
A nova linha de crédito já está disponível no Banco do Brasil e nesta quinta-feira, 1º de agosto, a Caixa Econômica também deve aderir. A estimativa do governo federal é que nas próximas semanas, outros bancos comecem a oferecer o produto.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Luciano Seixas