Nota conjunta: Brasil, Colômbia e México dizem estar atentos à situação da Venezuela
Divulgada pelo Itamaraty na noite desta quinta-feira (1), a nota reforça que o princípio fundamental da soberania popular deve ser respeitado e faz um chamado às autoridades eleitorais venezuelanas para que divulguem publicamente os dados por mesa de votação.
01/08/2024
|
19:57
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

Brasil, Colômbia e México divulgaram nesta quinta-feira (1) uma nota conjunta em solidariedade ao povo da Venezuela, que compareceu às urnas em 28 de julho. Segundo a nota, as controvérsias sobre o processo eleitoral devem ser resolvidas pela via institucional. E o “princípio fundamental da soberania popular deve ser respeitado”.

Os governos dos três países dizem ainda que acompanham com atenção a situação, e fizeram um chamado às autoridades eleitorais da Venezuela para que divulguem publicamente os dados por mesa de votação.

A nota, divulgada pelo Itamaraty, finaliza dizendo que manter a paz social e proteger vidas humanas devem ser as preocupações prioritárias neste momento. Os governos reiteram ainda a disposição para apoiar os esforços de diálogo e busca de acordos que beneficiem o povo venezuelano.

No último domingo (28) o Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela declarou a vitória ao atual presidente venezuelano, Nicolas Maduro, mas a oposição alega fraude no processo.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Luciano Seixas.