O Ministério das Cidades divulgou o resultado preliminar do curso “Urgência Climática – Implementando soluções em territórios urbanos vulneráveis”. A capacitação vai ajudar gestores municipais e equipes técnicas a desenvolver respostas mais eficazes contra enchentes, ondas de calor, deslizamentos e outros eventos extremos que afetam a população.
Entre as cidades classificadas estão Saquarema, Araruama, Niterói, Angra dos Reis e São Gonçalo, todas essas localizadas no Rio de Janeiro; Timon, no Maranhão; Vitória da Conquista, na Bahia; Altamira, no Pará; Canoas, no Rio Grande do Sul; Sobral, no Ceará; além de Brumadinho, Bonfim, Mário Campos e São Joaquim de Bicas, em Minas Gerais.
No total, 21 municípios participaram do processo seletivo. O curso vai integrar políticas urbanas e climáticas, com foco em áreas mais vulneráveis e periféricas. De acordo com o edital, vagas que não foram preenchidas nas regiões Norte, Sul e Centro-Oeste foram remanejadas para cidades do Nordeste e Sudeste.
As prefeituras que desejarem recorrer do resultado preliminar podem apresentar recurso até o dia 29 de setembro. A lista final será divulgada no dia 3 de outubro.
Confira a lista preliminar de cidades selecionadas para participar do curso em gov.br/cidades
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lucilly Araújo