A movimentação de cargas nos portos brasileiros cresceu 4,28% no primeiro semestre deste ano, quando foram movimentados mais de 644 milhões de toneladas de cargas. O resultado é o melhor desde 2010, segundo a Antaq, Agência Nacional de Transportes Aquaviários. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (7).
Só os portos públicos movimentaram 231 milhões e 600 mil toneladas nos primeiros seis meses do ano, 8,37% a mais que no mesmo período de 2023, com destaque para o Porto de Santos, maior complexo portuário da América Latina.
Em relação aos Terminais de Uso Privado, foram movimentados 413 milhões e 200 mil toneladas de janeiro a junho. O maior crescimento foi registrado no Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, no Maranhão, que movimentou 6,47% a mais que no primeiro semestre de 2023.
Para o Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, é preciso investir cada vez mais nos portos públicos para gerar competitividade e mais operações.
Sobre leilões, o ministro afirmou que serão mais de 33 nos próximos três anos, o equivalente a 15 bilhões de reais de investimentos.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Luciano Seixas.