O Ministério da Justiça e Segurança Pública destinou R$ 4,7 milhões para a compra de 15 viaturas adaptadas para o transporte de cães farejadores da Polícia Federal. Os veículos vão atender o Canil Central da PF em Brasília e unidades em outros 13 estados do país.
As viaturas foram adquiridas com recursos do Fundo Nacional Antidrogas e vão reforçar ações de combate ao tráfico de drogas em aeroportos, rodoviárias, portos e fronteiras, além de contribuir com operações integradas em todo o território nacional.
Segundo o governo federal, esses cães farejadores são fundamentais para detectar drogas e armas escondidas e atuam também em ações de prevenção e educação sobre o uso de entorpecentes, inclusive em escolas e eventos públicos.
Para o Ministério da Justiça, além de mais segurança para os agentes e os cães durante o transporte, os novos veículos representam mais eficiência no trabalho da PF e no enfrentamento ao crime organizado.
Ainda segundo a pasta, o investimento faz parte de um ciclo virtuoso: o dinheiro vem da venda de bens apreendidos do tráfico e volta para fortalecer a segurança pública.
Os veículos devem começar a ser usados nos próximos dias em estados como Amazonas, Ceará, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, entre outros.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lucilly Araújo