MJSP e Polícias Civis realizam operação nacional contra exploração sexual infantil na internet
Ação coordenada com apoio do Ministério da Justiça cumpre 44 mandados de busca e apreensão em todo o país e mira o combate a crimes de abuso e pornografia infantil on-line.
10/10/2025
|
15:35
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

As Polícias Civis de 18 estados e do Distrito Federal deflagraram nesta sexta-feira (10) a segunda fase da Operação Pharos, que combate a produção e o compartilhamento de material de abuso sexual contra crianças e adolescentes pela internet. A ação cumpre 44 mandados de busca e apreensão em diversas regiões do país.

A operação tem apoio técnico do Laboratório de Operações Cibernéticas, o Ciberlab, e da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência, da Secretaria Nacional de Segurança Pública, vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. Também conta com cooperação internacional da agência norte-americana Homeland Security Investigations.

A investigação começou a partir da análise de um celular apreendido com um homem que comercializava fotos e vídeos de exploração sexual infantil em aplicativos de mensagens. O trabalho é coordenado pela Polícia Civil do Paraná, em parceria com o Ciberlab, que identificou e qualificou os suspeitos a partir de vestígios digitais.

Segundo a secretaria, a ação mostra a capacidade de articulação técnica do Brasil no enfrentamento aos crimes sexuais contra crianças na internet, unindo inteligência e tecnologia para proteger os mais vulneráveis.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Claudimário Carvalho.