MJSP autoriza operações da Força Nacional em áreas prioritárias
Efetivo da Força Nacional de Segurança Pública vai apoiar órgãos como o Ibama e o ICMBio nas ações de combate a crimes ambientais na Amazônia Legal e também em Terras Indígenas no Pará e no Rio Grande do Sul.
12/12/2024
|
17:19
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O Governo Federal autorizou cinco operações da Força Nacional de Segurança Pública em áreas prioritárias.

Uma das portarias do Ministério da Justiça e Segurança Pública prorroga o apoio da Força Nacional ao Ibama de 1° de janeiro à 31 de dezembro de 2025 na área da Amazônia Legal. As ações incluem fiscalização e repressão ao desmatamento ilegal, combate aos incêndios florestais e queimadas e outros crimes ambientais.

A Força Nacional também ajudará a Fundação Nacional dos Povos Indígenas, Funai, a proteger a Terra Indígena Parakanã, que fica no município de Novo Repartimento, no Pará, por 90 dias.

Outra portaria do ministério autoriza a prorrogação do apoio da Força Nacional às ações do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, o ICMBio, na Amazônia Legal, até março do ano que vem.

No Rio Grande do Sul, as operações serão realizadas nas Terras Indígenas Nonoai, Cacique Doble e Passo Grande do Rio Forquilha.

As portarias foram publicadas no Diário Oficial da União desta quarta-feira (11).

Com supervisão de Ana Gabriella Sales, da Agência Rádio Gov, em Brasília, Estefania Lima.