O Ministério da Justiça e Segurança Pública divulgou o resultado do edital que criou um banco de projetos para enfrentar o tráfico de crianças e adolescentes. Treze propostas de instituições federais de ensino superior foram aprovadas e classificadas, com validade de três anos.
O primeiro colocado foi o Instituto Federal de Santa Catarina. O projeto prevê ações de prevenção contra o tráfico de pessoas, com destaque para a proteção digital de crianças e adolescentes. Para viabilizar as atividades, a instituição vai receber ainda este ano cerca de R$ 200 mil.
As propostas selecionadas abordam diferentes frentes, como prevenção em regiões de fronteira, uso de biometria neonatal, combate ao trabalho infantil e proteção de crianças migrantes.
Essa iniciativa integra o Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e a Estratégia Crescer em Paz, que buscam ampliar a prevenção e fortalecer a proteção às vítimas. A lista completa dos projetos está disponível no portal do Ministério da Justiça. Acesse em gov.br/mj
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lucilly Araújo