O Relatório de Gestão do 1º quadrimestre de 2026, divulgado nessa quarta-feira (13) pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), apresenta as principais ações da pasta no combate à violência contra as mulheres. Entre as medidas estão o lançamento do Pacto Nacional de Prevenção ao Feminicídio, a criação de um centro de inteligência para monitorar casos e operações policiais que resultaram em mais de 5 mil prisões de agressores.
Segundo o relatório, o país registrou 399 casos de feminicídio nos três primeiros meses do ano. Em março, o ministério lançou o Centro Integrado Mulher Segura, com investimento de 28 milhões de reais. A plataforma reúne dados dos 26 estados e do Distrito Federal para apoiar ações de prevenção e formulação de políticas públicas.
As operações Mulher Segura e Alerta Lilás ocorreram em fevereiro e março e mobilizaram forças policiais em todo o país. As ações resultaram em mais de 5 mil prisões, incluindo casos de estupro, descumprimento de medida protetiva e feminicídio. O ministério também destacou mudanças na legislação, como a ampliação do uso de tornozeleira eletrônica para agressores e a criação do crime de violência vicária, quando filhos ou dependentes são usados para atingir mulheres vítimas de violência.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Dilson Santa Fé