O Ministério dos Povos Indígenas lançou, nesta terça-feira (15), um programa inédito de bolsas de estudo para indígenas que desejam ingressar na carreira diplomática. A iniciativa é fruto de uma parceria com o Ministério das Relações Exteriores e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e vai oferecer duas bolsas para candidatos indígenas se prepararem para o concurso do Instituto Rio Branco, responsável pela formação dos diplomatas brasileiros.
O anúncio foi feito durante o terceiro módulo do Programa Kuntari Katu, que prepara lideranças indígenas para atuação global. Segundo o Ministério, a expectativa é que a medida abra caminho para uma diplomacia mais diversa e representativa. Além das bolsas, será criado um grupo de mentoria com alunos do curso de formação do Instituto Rio Branco para apoiar os novos candidatos.
O programa também fortalece a preparação para a COP30, com ações como a criação da Comissão Internacional Indígena e caravanas por todos os biomas do país, com o objetivo de ouvir lideranças locais e levar as propostas indígenas para o centro das negociações climáticas globais.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Claudimário Carvalho.