O Ministério de Portos e Aeroportos lança nesta quinta-feira (5) os Planos Setoriais de hidrovias, portos e aeroportos. O objetivo, segundo a pasta, é garantir uma boa logística de transporte a curto e médio prazo, visando a contribuir para o desenvolvimento dos modais a fim de torná-los mais acessíveis à sociedade.
A política de execução dos trabalhos vai ser detalhada pelo ministro Silvio Costa durante evento que será realizado no auditório do Ministério, na manhã desta quinta-feira.
De acordo com a pasta, os Planos Setoriais apontam a direção para aplicação de recursos públicos e privados, projetam crescimento com base em dados objetivos e definem ações para promover o desenvolvimento socioeconômico do país.
Os planos identificam barreiras ao crescimento e ajudam a prever investimentos necessários ao longo dos anos, a quantidade de cargas e pessoas transportadas, possibilitando a modernização constante dos equipamentos e da infraestrutura.
Ao dar maior eficiência para os modais de transportes, o Governo Federal pretende reduzir custos para o usuário, tornando os produtos brasileiros mais competitivos frente ao mercado internacional, além de contribuir para a descarbonização dos modais.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Ariane Póvoa