O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania prorrogou até a próxima segunda-feira (30) o prazo para envio de propostas do edital que visa selecionar Organizações da Sociedade Civil para a implementação e manutenção de Centros de Memória das Vítimas da Violência do Estado.
As iniciativas devem atender às demandas de mães e familiares dessas vítimas, além de fomentar a educação em direitos humanos e a reparação histórica.
Voltado exclusivamente para instituições situadas nos municípios de Santos (SP) e Rio de Janeiro (RJ), o chamamento tem como objetivo celebrar termos de colaboração com o Ministério para promover a memória, a história e a cultura das vítimas da violência estatal.
Entre as ações previstas, os centros de memória devem realizar atividades de acolhimento e cuidado psicossocial para familiares de vítimas, com o apoio de uma equipe multiprofissional.
Podem inscrever-se no processo seletivo entidades privadas sem fins lucrativos, como associações e fundações, organizações religiosas que promovam atividades ou projetos de interesse público e social e sociedades cooperativas enquadradas na Lei de 1999.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, José Carlos Andrade