Para levar aos brasileiros oportunidades de praticar atividades físicas e esportivas, o Ministério do Esporte tem apostado na parceria com instituições filantrópicas, sem fins lucrativos e do terceiro setor. Por meio delas, o ministério já investiu 288 milhões de reais em 353 projetos sociais que oferecem esporte e lazer para a população. Eles estão espalhados por mais de 1.400 núcleos de atendimento em todo o país desenvolvendo atividades como ginástica, artes marciais, yoga, treinamento funcional e esportes tradicionais.
Os projetos atendem idosos, crianças, pessoas com necessidades especiais, grupos vulneráveis em regiões de risco e a comunidade em geral.
Segundo a Secretaria Nacional de Esporte, Amador, Educação, Lazer e Inclusão Social, do Ministério do Esporte, 167 mil brasileiros e beneficiam desse tipo de incentivo, que resulta em mais saúde, qualidade de vida e desenvolvimento físico e psicológico. Quase todas as capitais do país já contam com núcleos de atendimento, além de dezenas de outros municípios em diversos estados.
Da Agência Radiogov em Brasília, Lorena Pacheco