O Ministério da Saúde vai receber e distribuir mais de 8 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19. O montante é suficiente para manter os estoques abastecidos por até seis meses.
A próxima remessa, prevista para a primeira quinzena de dezembro, segundo o ministério, é um lote de 3 milhões de doses destinadas ao público acima de 12 anos. Para as crianças, serão aproximadamente 2 milhões de doses. O cronograma conta ainda com a entrega do primeiro lote de vacina contra cepa JN.1.
O planejamento de abastecimento contempla doses para bebês, pediátricas e adulto. As vacinas serão distribuídas aos estados de acordo com a demanda e capacidade de armazenamento.
O Ministério da Saúde ressalta que todas as vacinas disponibilizadas no Sistema Único de Saúde (SUS) são seguras e eficazes, e que, após a atualização das cepas, a Anvisa permite o uso das doses em estoque por até nove meses.
As doses a serem recebidas fazem parte do contrato de aquisição de 69 milhões de doses de vacina contra a Covid-19, válido pelos próximos 2 anos.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Ana Gabriella Sales.