Saúde reforça campanha sobre sintomas de dengue, Zika e chikungunya
Campanha incentiva a população a procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) ao identificar sinais como manchas vermelhas no corpo, febre, dores de cabeça e dores atrás dos olhos.
22/01/2025
|
10:05
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O Ministério da Saúde intensificou a campanha de conscientização para reduzir os casos e óbitos por dengue, Zika e Chikungunya, durante o período sazonal no Brasil. O programa incentiva a população a procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) ao identificar sinais como manchas vermelhas no corpo, febre, dores de cabeça e dores atrás dos olhos.

A ação é direcionada aos estados do Acre, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás, Tocantins e ao Distrito Federal.

A iniciativa segue nos canais digitais do Ministério da Saúde, nas redes de televisão e rádio e em locais de grande circulação. O objetivo é chamar a atenção para necessidade de eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti e incentivar a população a dedicar 10 minutos, por semana, para controlar os focos de reprodução do inseto.

Em setembro do ano passado, o governo federal anunciou o Plano de Ação 2024/2025 para reduzir os impactos das arboviroses, com um investimento de R$ 1,5 bilhão.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, José Carlos Andrade