Ministério da Saúde recebe primeiras unidades do Implanon
São mais de 100 mil unidades do implante subdérmico contraceptivo, além de 100 kits de treinamento para os profissionais responsáveis pela inserção do dispositivo.
20/09/2025
|
16:15
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O Ministério da Saúde recebeu as primeiras unidades do implante contraceptivo subdérmico, conhecido como Implanon. São mais de 100 mil unidades que vão integrar a rede do Sistema Único de Saúde, além de 100 kits para treinar os profissionais que farão a aplicação.

O implante é um método de longa duração. Segundo informações do Ministério da Saúde, ele pode prevenir a gravidez por até três anos e tem alta eficácia. O novo método vai ser oferecido de forma gratuita pelo SUS, inicialmente para mulheres em regiões com maior vulnerabilidade social e altos índices de gravidez na adolescência.

A distribuição para os estados e para o Distrito Federal está prevista para começar em outubro. Até 2026, a previsão é que 1 milhão e 800 mil unidades sejam entregues, sendo 500 mil ainda este ano.

O Ministério da Saúde também vai promover oficinas em todo o país para capacitar equipes da atenção primária na inserção do dispositivo.

Além do Implanon, o SUS já oferece outros métodos contraceptivos, como o DIU de cobre, anticoncepcionais orais e injetáveis, laqueadura, vasectomia e preservativos, que também protegem contra infecções sexualmente transmissíveis.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lucilly Araújo