O Ministério da Saúde iniciou uma nova etapa de qualificação no SUS para ampliar o acesso de pacientes à insulina glargina, medicamento de ação prolongada usado no tratamento do diabetes. Sessenta instrutores foram capacitados em Brasília para orientar profissionais de saúde de todo o país sobre a substituição da insulina NPH pela nova tecnologia. A estratégia será levada a estados e municípios entre os dias 25 de maio e 30 de junho, com 130 encontros presenciais e a formação de mais de 10 mil profissionais da Atenção Primária à Saúde.
A insulina glargina oferece maior praticidade ao paciente, com ação de até 24 horas e controle mais estável da glicose ao longo do dia. Segundo o Ministério da Saúde, o medicamento também reduz o risco de hipoglicemia noturna e aumenta a segurança no tratamento. A mudança vai beneficiar pacientes com diabetes tipo 1 e tipo 2 atendidos pelo SUS. A indicação dos profissionais que vão participar das capacitações será feita pelos gestores municipais e estaduais, até esta sexta-feira (15), por meio do sistema e-Gestor APS.
A ação é realizada em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde e integra a estratégia de fortalecimento da assistência farmacêutica na rede pública.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lucilly Araújo