Diante da situação das queimadas que, nos últimos dias, atingiram diversas localidades do país, o Ministério da Saúde publicou uma série de recomendações para a proteção da população.
No comunicado, o governo pede que moradores de locais impactados pelos incêndios evitem sair de casa, a fim de reduzir ao máximo o tempo de exposição à fumaça; mantenhas portas e janelas fechadas e façam uso de aparelhos de ar condicionado, ventiladores ou purificadores de ar, para manter o ambiente ventilado.
Aumentar a ingestão de água e líquidos e evitar atividades físicas também estão entre as recomendações. Além disso, segundo a pasta, o uso de máscaras ou lenços pode reduzir a exposição às partículas poluentes.
A atenção deve ser redobrada para crianças menores de 5 anos de idade, idosos maiores de 60 anos, gestantes e pessoas com problemas cardíacos, respiratórios ou imunológicos.
Na ocorrência de sintomas respiratórios ou outras emergências de saúde, é necessário buscar atendimento médico rapidamente.
Além de São Paulo, estado mais afetado, a capital federal, Brasília, e as cidades de Goiânia, em Goiás, e Belo Horizonte, em Minas Gerais, tiveram o céu tomado por fumaça intensa e neblina causada pelos incêndios nesse domingo, dia 25. O governo federal suspeita de ação criminosa, que está sendo investigada pela Polícia Federal.
Segundo o Ministério da Saúde, o monitoramento de áreas sob influência de queima de biomassa é um dos campos de atuação da Vigilância em Saúde Ambiental e Qualidade do Ar e da Sala de Situação Nacional de Emergências Climáticas em Saúde. Nesse sentido, a pasta envia, semanalmente, aos estados e ao DF, um informe com orientações e recomendações para evitar a exposição da população à fumaça causada por queimadas.
Da Agência Radio Gov em Brasília, Ariane Póvoa