Ministério da Saúde lança campanha nacional de combate às arboviroses
Pasta investirá mais R$ 183,5 milhões no ciclo 2025/2026, valor exclusivo para ampliar o uso de tecnologias voltadas ao controle vetorial. Cerca de 30% dos municípios estão em alerta.
04/11/2025
|
10:32
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

Mesmo com a redução no número de casos de dengue em 2025, o Ministério da Saúde alerta que o combate ao mosquito Aedes aegypti deve continuar. Foi lançada a campanha nacional “Não dê chance para dengue, zika e chikungunya”, que reforça ações de prevenção em todo o país.

De janeiro até agora, o Brasil registrou cerca de 1,5 milhão de casos prováveis de dengue, uma queda de 75% em relação ao ano passado. Também houve redução de mais de 70% no número de óbitos. Ainda assim, 30% dos municípios brasileiros estão em situação de alerta para doenças transmitidas pelo mosquito, de acordo com o último levantamento realizado em mais de 3 mil cidades.

Para fortalecer o controle do vetor, o Ministério da Saúde anunciou um investimento adicional de R$ 183,5 milhões para o ciclo 2025 e 2026. O recurso será destinado à ampliação de tecnologias como o método Wolbachia, que impede o mosquito de transmitir os vírus, além de estações disseminadoras de larvicidas, uso de inseto estéril e ações de borrifação residual.

A campanha nacional convoca estados, municípios e a população para o Dia D de mobilização, neste sábado, dia 8. A recomendação do governo federal é reforçar os cuidados, como eliminar recipientes com água parada, tampar caixas d’água, limpar ralos e calhas, usar telas e repelente, e receber os agentes de saúde nas residências.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Dilson Santa Fé