O Ministério da Saúde lança nesta sexta-feira, 17 de outubro, mais seis carretas da saúde da mulher, para reforçar o programa Agora Tem Especialistas. As unidades móveis chegam aos estados do Ceará, Paraíba, Paraná e Rondônia, para ampliar o acesso a consultas, exames, biópsias e diagnósticos de câncer de mama e de colo do útero. A iniciativa integra o Outubro Rosa e já soma 28 carretas em operação em 22 unidades da federação.
O investimento federal de quase R$ 19 milhões busca garantir estrutura completa nas carretas, com equipamentos modernos e equipes multiprofissionais. Os atendimentos são agendados pelas secretarias estaduais e municipais de saúde, seguindo os critérios de regulação do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com o ministério, cerca de 42 mil mulheres vão ser atendidas nas unidades móveis durante o mês.
As novas carretas vão atender nas cidades de Russas e Juazeiro do Norte, no Ceará; Campina Grande e Patos, na Paraíba; Arapongas, no Paraná; e Porto Velho, em Rondônia. Até 2026, o programa prevê 150 carretas em circulação por todo o país, para fortalecer o atendimento especializado do SUS e ampliar o acesso das mulheres à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Claudimário Carvalho.