O Ministério da Saúde anunciou novas medidas para promover a saúde da população negra no Brasil. Edital lançado pela pasta, nesta quinta-feira (12), vai selecionar 17 bolsistas, de diversas regiões do país, para atuar como apoiadores estratégicos no fortalecimento das ações voltadas à saúde da população negra junto às secretarias públicas estaduais de saúde. Eles serão responsáveis por criar e monitorar planos operativos que atendam às necessidades regionais.
Iniciativa faz parte do pacote “Saúde sem Racismo: políticas pela igualdade racial” e prevê investimento de R$ 32 milhões nos próximos três anos, com o apoio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Segundo a pasta, as ações incluem a criação de um observatório nacional com indicadores de saúde, oficinas de formação, qualificação de gestores e trabalhadores da área e visitas técnicas para fortalecer a equidade étnico-racial no Sistema Único de Saúde (SUS).
Para o chefe da Assessoria Especial para Equidade Racial em Saúde da pasta, Luís Eduardo Batista, a iniciativa representa um avanço significativo no combate às desigualdades raciais no SUS.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Diego Freitas