Ministério da Cultura abre a 6ª Teia Nacional dos Pontos de Cultura em Aracruz (ES)
Cerimônia em Aracruz (ES), realizada nesta terça-feira (19), homologou o regimento no 5º Fórum Nacional dos Pontos de Cultura.
20/05/2026
|
19:35
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

Discursos em defesa da democracia cultural e do fortalecimento da Política Nacional Cultura Viva marcaram a abertura da 6ª Teia Nacional dos Pontos de Cultura no Auditório Raiz, no Sesc Praia Formosa, em Aracruz (ES), nesta terça-feira, 19 de maio. A abertura do evento foi conduzida pelo Ministério da Cultura.

A cerimônia reuniu 870 delegados de cultura e teve início com uma saudação coletiva conduzida por lideranças tradicionais da Cultura Viva, marcada por referências à espiritualidade e à diversidade dos territórios brasileiros. 

Em seguida, os delegados participaram da plenária do 5º Fórum Nacional dos Pontos de Cultura (FNPdC), que analisou e homologou o regimento responsável por orientar os trabalhos da instância nacional da rede Cultura Viva e da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura (CNPdC).

Além da aprovação do regimento, o Fórum Nacional dos Pontos de Cultura segue com os encaminhamentos para a criação dos novos grupos de trabalho das delegações, responsáveis pela construção coletiva das propostas que irão orientar as pautas e diretrizes da rede Cultura Viva.

A 6ª Teia Nacional dos Pontos de Cultura reúne agentes culturais, coletivos, mestres e mestras das culturas populares, povos tradicionais, representantes da sociedade civil e gestores públicos de todas as regiões do Brasil.

Da Agência Rádio GOV, em Brasília, Luciano Seixas.