O Minha Casa, Minha Vida foi o principal motor do crescimento do mercado imobiliário no primeiro trimestre de 2025. De acordo com pesquisa realizada pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), divulgada nesta segunda-feira (19), o programa habitacional do Governo Federal, coordenado pelo Ministério das Cidades, respondeu por mais da metade dos lançamentos (53%) e por 47% das vendas de imóveis residenciais entre janeiro e março deste ano. Em comparação ao mesmo período em 2024, o Minha Casa, Minha Vida registrou alta de 40,9% nas vendas e de 31,7% nos lançamentos.
Segundo o estudo da CBIC, a força do programa pode ser explicada pelas condições de financiamento mais acessíveis. Com juros reais próximos de zero e maior participação de estados e municípios, por meio de subsídios, o Minha Casa, Minha Vida tem atraído cada vez mais compradores. Devido à criação do Minha Casa, Minha Vida - Classe Média e à manutenção dos financiamentos via FGTS e poupança, a expectativa é de que o programa continue como um dos pilares do mercado imobiliário no decorrer de 2025.
Os dados revelam, ainda, que o Minha Casa, Minha Vida tem tido maior impacto em regiões como o Norte e o Nordeste. No Sudeste, especialmente em São Paulo, também houve avanço importante nos lançamentos. O tempo médio de escoamento da oferta no programa caiu para 6,5 meses, o que deixa claro a demanda crescente no segmento de habitação popular no país.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Dilson Santa Fé