Mestres de capoeira contribuem para políticas de culturas tradicionais
Ministério da Cultura realiza escuta nacional com representantes da capoeira. Diálogo busca construir políticas públicas específicas e inclusivas.
15/04/2025
|
16:20
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

Mais de 200 representantes da capoeira participaram, na noite desta segunda-feira (14), de um encontro virtual com o Ministério da Cultura. A reunião integra as Escutatórias Culturais pelo Brasil e tem como objetivo ouvir as demandas do segmento na construção da Política Nacional para as Culturas Tradicionais e Populares.

O processo é coordenado pela Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural e conta com a participação de mestres e mestras da capoeira, pesquisadores e integrantes de 18 ministérios. A ideia, segundo a Cultura, é criar políticas públicas efetivas que atendam às necessidades reais das comunidades culturais do país.

Durante o encontro, mestres relataram desafios enfrentados ao longo dos anos, mesmo com o reconhecimento da capoeira como patrimônio cultural brasileiro e mundial. Entre as principais demandas estão: editais específicos, capacitação para elaboração de projetos, regulamentação profissional, apoio a mestres e valorização da capoeira como instrumento social.

O ciclo de escutas segue pelos próximos meses. Nesta terça-feira (15), acontece nova reunião com representantes do Ceará.

 Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Claudimário Carvalho.