Os países do Mercosul aprovaram a “Declaração de Altas Autoridades sobre Identificação Digital”, durante o Webinário sobre Identificação no bloco, realizado de forma virtual nessa quinta-feira (18). O documento estabelece o compromisso de acelerar o reconhecimento mútuo de meios de autenticação digital entre os Estados-membros.
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) destacou que brasileiros já conseguem acessar serviços do governo uruguaio com a conta GOV.BR e que, agora, uruguaios também poderão utilizar a identidade digital para acessar serviços brasileiros.
Argentina, Paraguai e Uruguai também ressaltaram a importância da interoperabilidade digital para fortalecer serviços públicos e aproximar cidadãos. O projeto-piloto entre Brasil e Uruguai vai ser expandido a todos os países do bloco.
A identidade digital permite confirmar, de forma segura, quem está realizando uma transação online. No Brasil, o GOV.BR já conta com 170 milhões de usuários e dá acesso a mais de 4.600 serviços federais e milhares de serviços estaduais e municipais.
De acordo com o MGI, a iniciativa se conecta a projetos de integração digital na América Latina e Caribe, apoiados por organismos internacionais como o Banco Mundial, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Fundo para Desenvolvimento de Infraestrutura Pública Digital (Co-Develop).
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Luciano Barroso