O Ministério da Educação (MEC) abriu o prazo para que mantenedoras de instituições de ensino superior participem da edição do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A ação é para o preenchimento de vagas remanescentes do primeiro semestre de 2025. Até o próximo dia 7, as instituições devem cadastrar informações no Sistema Informatizado do Fies (Sisfies); de 8 a 11 de abril, as mantenedoras vão poder revisar os dados.
De acordo com o MEC, podem participar mantenedoras com Termo de Adesão válido ao Fies e ao Fundo Garantidor (FG-Fies), independentemente da participação no processo seletivo regular.
O Termo de Participação deve ser assinado eletronicamente via FiesOferta, acessível pelo "Login Único" do governo federal. Aqueles que ainda não possuem o acesso devem efetuar o cadastro no "Login Único" e criar uma conta "GOV.BR".
A seleção das vagas vai ser feita pela Secretaria de Educação Superior (Sesu/MEC), e o governo federal informa que o edital para a inscrição dos estudantes vai ser publicado em breve. As mantenedoras devem divulgar suas informações em locais de fácil acesso.
Veja a íntegra do edital com todas as regras em gov.br/mec
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lucilly Araújo