O Ministério da Educação lançou o ciclo 2025-2026 do Programa de Formação Continuada Leitura e Escrita na Educação Infantil, conhecido como Pro-LEEI. A iniciativa faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. O objetivo é qualificar profissionais da educação infantil, especialmente os que atuam na pré-escola, que atendem crianças com 4 e 5 anos, e fortalecer práticas ligadas à linguagem oral, leitura e escrita.
Segundo dados do Censo Escolar da Educação Básica, o Brasil tem cerca de 687 mil docentes nessa etapa. A iniciativa pretende alcançar todos eles.
As universidades federais são responsáveis por oferecer os cursos e coordenar equipes de referência em cada estado. Essas equipes terão coordenadores, assessores pedagógicos, técnicos de monitoramento e até intérprete de Libras.
Em 2024, o Pro-LEEI envolveu 223 mil professores de quase 4 mil municípios. Agora, em 2025, o programa conta com 28 universidades parceiras, 24 estados e mais de 200 mil docentes, de acordo com o MEC.
O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada busca garantir que todas as crianças brasileiras estejam alfabetizadas até o fim do 2º ano do ensino fundamental. O programa também apoia a recomposição de aprendizagens em turmas do 3º ao 5º ano, afetadas pela pandemia.
O MEC reforça que cada estado e município tem autonomia para desenvolver a política de alfabetização, respeitando as especificidades locais.
Com supervisão de Ana Gabriella Sales, da Agência Rádio Gov, em Brasília, Estefania Lima.