O Ministério da Educação (MEC) lançou o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), com aplicação anual já a partir deste ano.
O exame vai ser conduzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
O objetivo principal da avaliação é verificar se os formandos adquiriram as competências exigidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais.
Os resultados podem ser usados para ingresso em programas de residência médica, o que, segundo o MEC, deve promover mais transparência e padronização no processo seletivo.
De acordo com o governo federal, o exame também vai fornecer dados para melhorar os cursos de medicina, além de contribuir para a qualidade do SUS.
As inscrições no programa estão previstas para julho, com aplicação da prova em outubro. Os resultados devem ser divulgados em dezembro.
O exame vai ser obrigatório para estudantes concluintes de medicina. Já a taxa será cobrada apenas de quem quiser usar a nota no Exame Nacional de Residência (Enare).
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lucilly Araújo