MEC permite que estudantes possam escolher cursos de graduação
Só em 2024, o MEC investiu R$ 1,5 bilhão nesse sentido — valor 65% maior do que a verba destinada em 2022.
12/02/2025
|
09:46
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) permite ao estudante escolher cursos em instituições públicas de ensino superior em todo o Brasil.

A fim de apoiar o aluno que vai ingressar na graduação, o Ministério da Educação (MEC) garante uma série de programas de assistência para a permanência e o êxito nessa etapa de ensino. 

Entre essas ações, está a aprovação da Política Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), instituída pela Lei de 2024. Ela é considerada um avanço nesse sentido, juntamente com os investimentos na consolidação e expansão de universidades e institutos federais.

A Pnaes fortalece ações anteriores à política que continuam sendo executadas e promovem a permanência de alunos de baixa renda em instituições de educação superior.

Só em 2024, o MEC investiu R$ 1,5 bilhão nesse sentido — valor 65% maior do que a verba destinada em 2022. A política é dividida em duas grandes iniciativas: o Programa Bolsa Permanência (PBP) e o Programa de Assistência Estudantil (PAE). Juntos, os dois são responsáveis por atender, aproximadamente, 400 mil estudantes. 

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lademir Filippin