MEC anuncia investimento de R$ 108 milhões para fortalecer cursinhos populares
Novo edital da Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP) vai apoiar até 500 cursinhos em 2026. Medida foi anunciada em São Bernardo do Campo (SP) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
20/10/2025
|
08:23
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O Ministério da Educação (MEC) vai investir 108 milhões de reais em 2026 para ampliar e fortalecer a Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP). O anúncio foi feito no sábado (18), durante um aulão preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em São Bernardo do Campo, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O novo edital da CPOP, previsto para dezembro, vai oferecer suporte técnico e financeiro a até 500 cursinhos em todo o país. A iniciativa busca garantir mais oportunidades de acesso à educação superior para estudantes em situação de vulnerabilidade social.

No primeiro edital, o programa beneficiou 384 cursinhos e mais de 12 mil estudantes, com investimento total de 74 milhões de reais. Cada unidade recebeu até 163 mil reais para pagamento de professores, coordenadores e equipe técnica, além de auxílio-permanência de 200 reais para até 40 alunos por cursinho.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Dilson Santa Fé