O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação lançou, em Brasília, o projeto EDinova, iniciativa voltada à descarbonização da construção civil no Brasil. A proposta busca incentivar tecnologias e práticas sustentáveis para tornar moradias, escolas e prédios públicos mais eficientes, reduzir o consumo de energia e fortalecer a resposta brasileira às mudanças climáticas.
O projeto reúne o Governo do Brasil, universidades, centros de pesquisa, setor produtivo, organismos internacionais e instituições financeiras para desenvolver soluções inovadoras de baixo carbono. Entre as ações previstas estão o incentivo a novos materiais e processos construtivos, melhoria na eficiência energética, ampliação do conforto térmico e apoio a políticas públicas de planejamento urbano sustentável.
O EDinova conta com quase R$ 50 milhões em recursos do Fundo Global para o Meio Ambiente, além de contrapartidas federais superiores a R$ 300 milhões. Segundo o Ministério da Ciência e Tecnologia, a iniciativa deve ampliar a aplicação de soluções sustentáveis em todo o país, gerar empregos qualificados e transformar a construção civil em um dos pilares da estratégia nacional de desenvolvimento sustentável.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Claudimário Carvalho.