MCTI lança projeto e impulsiona construção civil de baixo carbono
Iniciativa reúne governo, setor produtivo e instituições internacionais para acelerar soluções sustentáveis e reduzir emissões na construção civil brasileira.
13/05/2026
|
15:37
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação lançou, em Brasília, o projeto EDinova, iniciativa voltada à descarbonização da construção civil no Brasil. A proposta busca incentivar tecnologias e práticas sustentáveis para tornar moradias, escolas e prédios públicos mais eficientes, reduzir o consumo de energia e fortalecer a resposta brasileira às mudanças climáticas.

O projeto reúne o Governo do Brasil, universidades, centros de pesquisa, setor produtivo, organismos internacionais e instituições financeiras para desenvolver soluções inovadoras de baixo carbono. Entre as ações previstas estão o incentivo a novos materiais e processos construtivos, melhoria na eficiência energética, ampliação do conforto térmico e apoio a políticas públicas de planejamento urbano sustentável.

O EDinova conta com quase R$ 50 milhões em recursos do Fundo Global para o Meio Ambiente, além de contrapartidas federais superiores a R$ 300 milhões. Segundo o Ministério da Ciência e Tecnologia, a iniciativa deve ampliar a aplicação de soluções sustentáveis em todo o país, gerar empregos qualificados e transformar a construção civil em um dos pilares da estratégia nacional de desenvolvimento sustentável.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Claudimário Carvalho.