A Marinha do Brasil deu início nessa sexta-feira (20) à Operação “Navegue Seguro 2025”, substituindo a antiga Operação “Verão”. Com ações que seguem até 15 de março, a iniciativa reforça a segurança da navegação, a preservação ambiental e a conscientização de condutores de embarcações em todo o país.
Coordenada pela Diretoria de Portos e Costas, a operação busca ampliar o cumprimento das normas marítimas. Em 2024, foram realizadas mais de 133 mil inspeções, número recorde desde 2021. A redução no total de embarcações apreendidas reflete maior adesão às regras, segundo a Marinha.
Entre as irregularidades mais comuns estão a falta de habilitação, ausência de coletes salva-vidas e consumo de álcool pelos condutores. Para evitar esses problemas, a operação promove campanhas educativas em clubes náuticos e comunidades ribeirinhas.
Além das inspeções, a operação intensifica ações contra o descarte de lixo em rios e mares e reforça a preservação da Amazônia Azul. Segundo a Marinha , a Operação “Navegue Seguro” reafirma o compromisso do governo federal de garantir lazer de qualidade e segurança para todos os que utilizam as águas brasileiras.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, José Carlos Andrade