O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) afirmou que é falsa a informação de que testes de gripe aviária com certificados vencidos foram distribuídos. A resposta veio após reportagem publicada, nessa quarta-feira (21), pela Folha de S.Paulo e replicada por outros veículos.
Segundo o Mapa, os insumos – como swabs, meios de transporte de amostras e produtos de desinfecção – foram adquiridos de forma preventiva em 2023, diante do avanço global da doença. O material foi estocado em unidades estratégicas do ministério e seria enviado apenas mediante solicitação dos Serviços Veterinários Estaduais.
No início de 2025, o Mapa identificou que parte do estoque estava com vencimento próximo e ofereceu o material aos estados, deixando claro que o uso deveria ser imediato. A maioria recusou.
O ministério explicou ainda que a medida não representou obrigação institucional e teve caráter emergencial. A responsabilidade principal pela compra e manutenção dos insumos continua sendo dos Serviços Veterinários Estaduais.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Dilson Santa Fé