O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou, nesta quinta-feira (15), o primeiro caso de gripe aviária em uma granja comercial no Brasil. O foco foi detectado em um matrizeiro de aves no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul.
Apesar da confirmação, o governo reforça que a doença não é transmitida pelo consumo de carne de frango ou ovos. Os produtos inspecionados continuam seguros para consumo, e não há risco para a população que consome esses alimentos.
A gripe aviária, do tipo de alta patogenicidade, já circula em diversas regiões do mundo desde 2006, como Ásia, África e Europa. No Brasil, este é o primeiro registro dentro do sistema de avicultura comercial.
Segundo o ministério, medidas de contenção e erradicação do foco já estão em andamento, conforme o Plano Nacional de Contingência, com o objetivo de proteger a produção, manter o abastecimento de alimentos e garantir a segurança alimentar.
O ministério também já comunicou a Organização Mundial de Saúde Animal, os Ministérios da Saúde e do Meio Ambiente e os parceiros comerciais internacionais.
De acordo com o Mapa, o risco de infecção humana é muito baixo e, quando ocorre, geralmente afeta profissionais com contato direto com aves doentes.
O Brasil vem se preparando há décadas com monitoramento constante, vigilância em aves silvestres e treinamentos especializados para enfrentar situações como essa.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Dilson Santa Fé.