A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) alcançou a marca de 17 milhões de emissões em todo o Brasil, segundo dados divulgados, nesta segunda-feira (16), pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
Com o CPF como número único, o documento reforça a segurança contra fraudes e facilita o acesso a mais de 4 mil e 500 serviços digitais pelo GOV.BR, como inscrições em programas públicos e assinatura de documentos online.
O ministério destacou que o novo documento também traz mais praticidade no dia a dia. Entre os destaques da CIN, estão o padrão nacional unificado, que facilita a identificação em todo o território brasileiro, e a integração com a futura Infraestrutura Pública Digital (IPD). Essa inovação permitirá que serviços, como aposentadoria e concessão de benefícios, sejam oferecidos de forma automatizada, simplificando a vida dos cidadãos.
A pasta informa ainda que todos os brasileiros têm até 2032 para realizar a troca pelo novo documento, e a primeira via é gratuita. Para solicitar a CIN, basta acessar gov.br/identidade e seguir as orientações disponíveis.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Diego Freitas