Mais 71 brasileiros retornaram ao país em nova operação de repatriação coordenada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. O voo, vindo dos Estados Unidos, chegou na noite de quarta-feira (15) ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins.
A ação faz parte do programa “Aqui é Brasil”, que segundo o governo federal, foi criado para garantir acolhimento digno e humanizado a cidadãos repatriados ou deportados.
No desembarque, as equipes do ministério, do Sistema Único de Saúde e de órgãos parceiros prestaram atendimento imediato, com alimentação, kits de higiene, suporte médico, psicológico e transporte até as cidades de origem.
Segundo a pasta dos Direitos Humanos, entre os repatriados, a maioria são homens desacompanhados, com idades entre 18 e 39 anos. Também vieram no voo sete mulheres e uma criança.
Desde fevereiro, o programa Aqui é Brasil já realizou 27 operações e assegurou o retorno de mais de dois mil brasileiros em situação de vulnerabilidade, principalmente vindos dos Estados Unidos.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lucilly Araújo