O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional aprovou mais 4.100 cadastros no Auxílio Reconstrução. Com isso, o total de famílias aptas a receberem a parcela única de R$ 5.100 chega a 349 mil e oitocentas, em 135 municípios gaúchos. O Ministério alerta que apenas as famílias que confirmaram os dados pessoais no site do auxílio estão autorizadas a receber o valor. A confirmação de mais de 17 mil famílias ainda está pendente.
O benefício foi criado em maio pelo governo federal para ajudar na recuperação de bens perdidos nas enchentes. As vítimas podem usar o recurso da maneira que acharem melhor.
E o prazo para as prefeituras dos municípios gaúchos cadastrarem novas famílias no Auxílio Reconstrução foi prorrogado até o dia 31 de agosto.
Ao todo, 444 cidades estão com reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública vigente e podem solicitar a parcela única para cada família atingida pela enchente. Até o momento, 151 municípios ainda não cadastraram nenhuma família ou endereço no sistema.
Mais informações sobre o Auxílio Reconstrução, na página da internet gov.br/mdr.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Luciano Seixas.