Mais 142 municípios brasileiros aderiram ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). De acordo com o governo federal, agora, são 1.782 cidades em todo o país integrando a rede, presente em 19 estados.
Com a adesão, os municípios se comprometem a criar conselhos locais, planejar ações junto com a sociedade e promover políticas públicas que enfrentem a fome e a desnutrição. Também passam a ter acesso facilitado a programas como o de Alimentação Escolar e o de Aquisição de Alimentos da agricultura familiar.
Essa integração ajuda a levar mais recursos, capacitações e articulação entre diferentes áreas como saúde, educação e meio ambiente. Segundo o governo federal, o objetivo é unir esforços para garantir o direito à alimentação adequada a todas as famílias brasileiras.
As cidades que se destacarem na gestão do sistema vão poder concorrer ao Prêmio Brasil Sem Fome, que está com inscrições abertas até 28 de julho.
O Sisan foi criado por lei em 2006 e é uma das principais ferramentas do país para coordenar e fortalecer ações contra a fome em todos os níveis de governo. Para o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, a adesão de municípios ao sistema representa um passo concreto para transformar políticas públicas em refeições na mesa das pessoas.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lucilly Araújo